sábado, 26 de janeiro de 2013

Efeito Estufa


A Europa tem sido castigada por calor de 40°C, ciclones atingem o Brasil ,o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo .O que pode estar provocando tudo isso?
O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global.
Consequências

Com a elevação da temperatura terrestre, algumas consequências já podem ser constadas pelo mundo. As calotas polares estão derretendo, colaborando para a elevação do nível do mar e também para a inundação de cidades litorâneas. O aquecimento global também intensifica os desastres naturais como furacões e tsunami.
Alguns biomas serão alterados caso a temperatura terrestre continue aumentando, esse é o caso da Amazônia, a maior reserva de água do mundo corre o risco de se tornar um cerrado. Devido às alterações sofridas pelos habitats, muitas espécies de animais podem entrar em ritmo de extinção.

Oque Fazer?
A população mundial aos poucos começa a ter consciência do desequilíbrio ecológico, mas é fundamental que os países considerados os mais poluidores (Estados Unidos e China) passem a adotar o desenvolvimento sustentável como uma estratégia de minimizar os efeitos do aquecimento. É necessário que haja também investimentos em fontes de energia renovável e bicombustíveis que sejam capazes de substituir o petróleo.
Por quê?

O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozôniodióxido de carbonometano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

Perguntas?
O que é Efeito Estufa?
É um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas.
Quais são as consequências do Efeito Estufa?
Intensificação de desastres naturais como furacões e tsunami. As calotas polares derretendo( colaborando para a elevação do nível do mar e também para a inundação de cidades litorâneas),animais entrando em extinção e etc.

Oque fazer para minimizar o Aquecimento Global?
                Estados Unidos e China passem a adotar o desenvolvimento sustentável. É necessário que haja também investimentos em fontes de energia renovável e bicombustíveis que sejam capazes de substituir o petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário